Consideramos que a opção política do governo não alivia o cenário, pois ainda terá dificuldade no congresso para aprovar a CPMF, mesmo que determinada por 48 meses e com destinação (já vimos isto antes).
A redução de gastos com comissionados e de ministérios poderia se um ponto importante para adicionar confiança de que o governo cumpre a sua parte, porém seu anúncio ainda ocorrerá ainda este mês, o que suscita dúvida quanto a sua efetividade, pois conta com somente R$ 200 milhões, o que pode parecer insuficiente.
Além disso, fica a dúvida do porquê o governo chegou ao ponto de perda do grau de investimento para finalmente encontrar onde os recursos poderiam ser cortados. Além disso, existe um peso muito grande no aumento de impostos e não nos gastos, os quais poderiam ser ainda mais severos, dado as dimensões do estado brasileiro.
O corte de ministérios deverá ser conduzido com maestria, pois se atingir a frágil base aliada, fará ainda mais difícil a vida da presidente Dilma até o fim do ano, caso ela permaneça no cargo até lá.
Em resumo, o governo conta com o congresso para aprovar uma parcela significativa das receitas (R$ 32 bilhões) e nos servidores públicos (R$ 10,7 bilhões).
A parte dos cortes, deve seguir com relativo sucesso (de novo, com o questionamento do porquê não ocorreram antes), porém as receitas dependem fortemente do apoio do congresso, o qual pode não ocorrer e as receitas não podem contar com uma projeção de atividade econômica em 2016 que, como em 2015, podem simplesmente não ocorrer.
Deste modo, é difícil mensurar o resultado real do plano do governo e se este novo esforço será bem recebido pelas agências de classificação de risco. Para a economia brasileira, o panorama de recessão não muda, aliás tende a se aprofundar e diferente do governo, mantemos a projeção de um déficit primário de 0,35% do PIB em 2016 e de ao menos 1% neste ano.
Os cortes de R$ 26 bi estão concentrados nos seguintes pontos:
As receitas viriam:
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