O gradualismo do Federal Reserve foi reforçado no comunicado da última decisão, onde os juros foram elevados para 1,25% aa e, dado o contexto dos mais recentes indicadores econômicos, a tendência é que o próximo movimento seja o último neste ano e quem sabe, em parte significativa de 2018.
Outro ponto importante, dada a grande liquidez mundial é a sinalização de normalização das taxas e do fim gradual dos reinvestimentos dos títulos atrelados a hipotecas, num ciclo forte de redução do Balance Sheet da autoridade monetária.
Os efeitos mais completos desta redução de liquidez ainda se contrapõem ao cenário inédito pós 2008 e ainda, aos planos ainda vigentes de alívio quantitativo em diversos países e blocos do mundo, porém é um sinal claro que o período a se perfazer de uma década de forte liquidez começa a ganhar o primeiro “enxugamento”.
Nada que tenda a reverter a disposição global pelo prêmio de maior risco, porém se mostra como uma tendência a se observar num futuro relativamente próximo.
Segue abaixo o comunicado traduzido da decisão do FOMC
A informação recebida desde que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) se reuniu em maio indica que o mercado de trabalho continuou a se fortalecer e que a atividade econômica cresceu moderadamente até agora neste ano. Os ganhos do mercado de trabalho se moderaram, porém, se mantêm sólidos, em média, desde o início do ano e a taxa de desemprego diminuiu. A despesa das famílias acelerou nos últimos meses e o investimento fixo das empresas continuou a se expandir. Em uma base de 12 meses, a inflação tem diminuído recentemente e, como a medidas excluindo os preços de alimentos e energia, está rodando um pouco abaixo de 2%. As medidas baseadas no mercado de compensação de inflação permanecem baixas; Medidas baseadas em projeções de inflação no longo pouco se alteram, na média.
Consistente com seu mandato estatutário, o Comitê busca fomentar máximo emprego e estabilidade de preços. O Comitê continua a esperar que, com ajustes graduais na orientação da política monetária, a atividade econômica irá se expandir em um ritmo moderado e as condições do mercado de trabalho se fortalecerão um pouco mais. A inflação em uma base de 12 meses deverá manter-se um pouco abaixo de 2% no curto prazo, mas se estabilizar em torno de 2% na meta de médio prazo do Comitê. Os riscos de curto prazo para as perspectivas econômicas parecem relativamente equilibrados, porém o Comitê continua a acompanhar atentamente a evolução da inflação.
Em vista das condições do mercado de trabalho e inflação atuais e projetados, o Comitê decidiu elevar a meta os Fed Funds entre 1% e 1,25% aa. A orientação da política monetária permanece acomodatícia, deste modo dando apoio adicional ao fortalecimento das condições do mercado de trabalho e do retorno sustentável da inflação aos 2% aa.
Ao determinar o tempo e a dimensão dos futuros ajustes no intervalo de meta Fed Funds, o Comitê avaliará as condições econômicas atuais e projetadas em relação às metas de emprego máximo e de 2% de inflação.
Essa avaliação deve considerar uma ampla gama de informações, incluindo medidas de condições do mercado de trabalho, indicadores de pressões inflacionárias e as expectativas de inflação e leituras sobre a evolução financeira internacional. O Comitê irá monitorar os desenvolvimentos atuais e projetados cuidadosamente relativos à inflação sua meta de inflação simétrica. O Comitê espera que as condições econômicas devam evoluir de forma gradual e isso deve garantir os aumentos na taxa dos Fed Funds; É provável que a taxa dos Fed Funds se mantenha, durante algum tempo, abaixo dos níveis que são esperados a prevalecer no longo prazo. No entanto, o caminho atual da taxa dos Fed Funds dependerá da perspectiva econômica como informado a serem coletados.
O Comitê manterá sua política existente de reinvestir os pagamentos do principal de suas participações nas agências de crédito e dos títulos lastreados em agências de hipotecas e na rolagem sobre o vencimento de títulos do Tesouro em leilão. O Comitê atualmente espera iniciar a implantação da normalização do balance sheet neste ano, assim que as condições econômicas avancem fortemente como esperado. Este programa, o qual gradualmente reduz os passivos do Federal Reserve ao reduzir os reinvestimentos dos pagamentos dos principais destes títulos, é descrito no adendo da Política de Planos e Normalização do Fed.
Votaram a favor da decisão de política monetária do Fomc: Janet L. Yellen, presidente; William C. Dudley, Vice-Presidente; Lael Brainard; Charles L. Evans; Stanley Fischer; Patrick Harker; Robert S. Kaplan; e Jerome H. Powell. Votaram contra a ação foi Neel Kashkari, que neste encontro preferiu para manter a meta existente para a taxa dos Fed Funds.
Jason Vieira
Economista-Chefe – Infinity Asset
Jason.vieira@infinityasset.com.br
© 2015 Infinity Asset – Este relatório foi preparado pela Infinity Asset e é distribuído com a finalidade única de prestar informações ao mercado em geral. Apesar de ter sido elaborado com todo o cuidado necessário de forma a assegurar que as informações aqui prestadas reflitam como precisão as informações do mercado financeiro, elas não podem ser consideradas como garantia de operações lucrativas, por se tratar de um mercado de risco. Motivo pelo qual a Infinity e a CVM não se responsabilizam por quaisquer prejuízos de quaisquer naturezas, por perdas diretas ou indiretas derivadas do uso das informações constantes do mencionado relatório de seu conteúdo. Este documento não deve ser considerado uma oferta de venda dos fundos, nem tampouco constitui um prospecto previsto na Instrução CVM nº 409/2008 ou no Código de Auto-Regulação da Anbima. As informações aqui apresentadas foram baseadas em fontes oficiais e de ampla difusão. A Infinity não se responsabiliza por eventuais divergências e/ou omissões. As opiniões aqui constantes não devem ser entendidas, em hipótese alguma, como uma oferta para comprar ou vender títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. As informações deste material são exclusivamente informativas. Fonte das Projeções Internacionais: Bloomberg LP. Economista Responsável: Jason Freitas Vieira – Corecon 31.464. Este relatório não pode ser reproduzido, distribuído ou publicado por qualquer pessoa, para quaisquer fins sem autorização prévia
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |